eia.png
menu amarelo.png

​SÍTIO BARBACUÁ

O Sítio Barbacuá é a possibilidade de uma realidade alternativa. Espaço movido pela energia que vem do sol e se acumula nas plantas, que, por meio da poda, retornam ao solo, fertilizando e enriquecendo a sua camada viva, onde as raízes se desenvolvem, compondo assim os ciclos infinitos da natureza.

A natureza é perfeita e sempre sabe o que tem que ser feito no momento certo. Mas, a ação do homem sobre ela -se de forma respeitosa- é fundamental. O manejo do solo compõe e dá cadência ao fluxo natural. Essa realidade se tornou possível por causa de pessoas.

 

O Luiz é Agrônomo e trabalha com crédito rural há mais de 30 anos e a  Wanderléia é uma grande conhecedora de plantas e da produção e processamento de alimentos. A vida do escritório e das monoculturas presentes na região não foram empecilhos para eles, há 20 anos atrás, sonharem com o Sítio Agroecológico Barbacuá. Dentro da propriedade é desenvolvido um trabalho que respeita o ritmo dos fluxos naturais, cultivando diversas espécies de plantas nativas, com a recuperação de fauna, flora e nascentes.

 

Sabemos que dentro de Sistemas Agroflorestais (SAFs), o protagonismo da natureza, juntamente com o olhar atento e respeitoso do homem, formam a sintropia. E pessoas, principalmente pequenos agricultores familiares unem o saber com o sentir e transformam isso em abundância e biodiversidade.

agroecologia
agrofloresta açaí
palmeira juçara
açaí juçara

Agricultura familiar

A agricultura familiar agroecológica é um sistema que respeita os processos da natureza, valoriza a biodiversidade e reduz impactos negativos, não só ao meio ambiente, mas sobretudo à nossa saúde. 

Você sabia que a agricultura familiar é responsável por 70 a 80% da produção de alimentos no Brasil? Por meio dela, promovemos o equilíbrio socioambiental, gerando renda e fomentando o mercado local.

 

Hoje, atendemos a nossa demanda por conta das 10 famílias de pequenos agricultores que nos fornecem os frutos da Juçara e, desde 2019, quando nos tornamos uma empresa familiar, a valorização e o apoio à rede familiar agroecológica foram ainda mais reforçados.

 

Mas, o que você tem a ver com isso tudo? Bom, ao apoiar o movimento agroecológico, você contribui para a construção da sustentabilidade como desenvolvimento, à preservar as particularidades locais e regionais nos sistemas organizacionais e a fortalecer outras formas de mercado, mais justas e responsáveis.

Priorizamos a relação direta com o consumidor e o fortalecimento do abastecimento local, assegurando a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), a partir disso, compreendemos que incentivar, apoiar, reconhecer, valorizar e fazer parte da agricultura familiar agroecológica é fazer revolução.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube