eia.png
menu rosado.png

NOSSA HISTÓRIA

Olá,

​Somos a Mari e o Márcio, companheiros de vida e criadores do Açaí Barbacuá. Lá em 2016, a ideia de processar os frutos do Açaí Juçara e transformar em polpa surgiu como uma válvula de escape e uma fonte alternativa de renda, já que éramos estudantes e buscávamos por um trabalho digno e gratificante. Na época, não tínhamos noção do que estávamos prestes a construir.

No início, fornecíamos para uma pequena rede de pessoas e costumávamos ouvir que era a primeira vez que experimentavam  um açaí puro, fresco e local. Logo, através do boca a boca, a procura pelo Açaí Juçara Barbacuá foi aumentando.

Enxergamos que a mudança ia muito além das nossas vidas. Passamos a incentivar agricultores familiares locais adeptos ao sistema de plantio orgânico e agroecológico a fornecerem o fruto da palmeira juçara, gerando uma nova fonte de renda para essas famílias e motivando cada vez mais práticas sustentáveis com equilíbrio socioeconômico.

açaí florianópolis
açaí santa catarina
açaí juçara

Sempre contamos com o apoio das nossas famílias, mas foi em 2019, quando o nosso espaço físico já não atendia as necessidades de produção, que os pais da Mari, o Luiz Carlos e a Wanderléia, entraram oficialmente no projeto - e assim criamos a  Agroindústria Familiar Barbacuá.

Hoje, todo processo é feito nesse espaço, localizado em Praia Grande - Santa Catarina e as nossas polpas são certificadas pela Rede de agroecologia Ecovida, através do sistema participativo. 

Por aqui, seguimos na luta por um alimento cada vez mais limpo e justo, prezando pela harmonia entre os  aspectos ambientais, sociais e econômicos.

agricultura familiar florianópolis
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube