Olá,
Aqui é o Márcio e sou cofundador do Açaí Juçara Barbacuá. Em 2016, eu e a Mari tivemos a ideia de começar a processar os frutos da palmeira juçara e tudo isso surgiu como uma válvula de escape, pois éramos estudantes e buscávamos por um trabalho digno e gratificante. Na época, não tínhamos noção do que estávamos prestes a construir.
No início, fornecíamos para uma pequena rede de pessoas e costumávamos ouvir que era a primeira vez que experimentavam um açaí puro, fresco e local. Logo, através do boca a boca, a procura pelo Açaí Juçara Barbacuá foi aumentando.
Enxergamos que a mudança ia muito além das nossas vidas. Passamos a incentivar agricultores familiares locais adeptos ao sistema de plantio orgânico e agroecológico a fornecerem o fruto da palmeira juçara, gerando uma nova fonte de renda para essas famílias e motivando cada vez mais práticas sustentáveis com equilíbrio socioeconômico.
Sempre contamos com o apoio das nossas famílias, mas foi em 2019, quando o nosso espaço físico já não atendia as necessidades de produção, que os pais da Mari, o Luiz Carlos e a Wanderléia, entraram oficialmente no projeto - e assim criamos a Agroindústria Familiar Barbacuá.
Hoje, todo processo é feito nesse espaço, localizado em Praia Grande - Santa Catarina e as nossas polpas são certificadas pela Rede de agroecologia Ecovida, através do sistema participativo.
Por aqui, seguimos na luta por um alimento cada vez mais limpo e justo, prezando pela harmonia entre os aspectos ambientais, sociais e econômicos.